sexta-feira, 21 de agosto de 2015

TAG #DICASDEESTUDO - REDAÇÃO (1°MATÉRIA)


  

Olaaaaar meu amores. Tudo bem ??
Lembram que eu disse nas minhas redes socias (Se você ainda não me segue, vou deixar o nome no final do post), que eu ia começar a dar dicas de estudo aqui no blog? Então, cá estou ru para ajudar quem precisa. Pra quem quer passar no vestibular e se dar bem nas provas, é só ficarem ligadinhos aqui porque só vai ter dica legal e prática. Bem, a dica de hoje como vocês podem ver na foto, é sobre Redação. Então chega de explicação e bora dar as dicas.

1° Dica: Tempo
     Redação exige muita concentração, tempo e dedicação. No ENEM, o candidato tem cerca de 1 hora pra fazer a bendita redação e você e terá um tempo de 30 minutos pra fazer seu rascunho e 30 minutos para reescrever a redação. No rascunho, você deve apresentar todas as suas ideias e escolher apenas 2 ou 3 para usar nos seus argumentos. Se você ainda não consegue fazer sua redação no tempo de 1 hora, comece a treinar a partir de agora, você ainda tem tempo. OBS: TENTE PELO MENOS FAZER UMA INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO EM UM DIA, DEPOIS OS SEUS DESENVOLVIMENTOS OU VICE-VERSA, E TERMINE PASSANDO A LIMPO A SUA REDAÇÃO. AJUDA SUPER!

2° Dica: Espaço
     Em primeiro lugar, se sua letra for grande, reduza-a, mas que continue visível para a banca. Quanto menor a letra, mas palavras podem ser escritas, ou seja, mais ideias para defender ao longo do texto. A legitividade do texto deve ser garantida por uma boa caligrafia, no mínimo, razoável. OBS: SE VOCÊ TEM UM CADERNO DE CALIGRAFIA EM CASA FAÇA O SEGUINTE, QUANDO VOCÊ ESTUDAR UMA MATÉRIA, PEGUE AS PARTES (MAIS IMPORTANTES) E ESCREVA NO CADERNO DE CALIGRAFIA, ISSO VAI TE AJUDAR MUITO NA HORA DA REDAÇÃO E PRA VIDA TAMBÉM!

3° Dica: Interdisciplinaridade
     Uma dica importante de interdisciplinaridade no ENEM é que você introduza outras disciplinas escolares ao longo da sua redação. Ciências Humanas têm uso mais "natural" no texto. Como de assuntos abordados na sua aula de Geografia (transporte, globalização, meios de produção, etc.), parece ser uma boa opção para apresentar argumentos e demonstrar conhecimentos de mundo. 
     Você pode retomar conhecimentos do passado estudados na aula de História, o mesmo com os conhecimentos de Literatura, como relações emtre os estilos de época e o contexto cultural e político do país. Matemática, Biologia, Química e Física também podem ser inseridos de modo fluente no texto. OBS: SE VOCÊS QUISEREM UM EXEMPLO DE REDAÇÃO EXEMPLAR PARA VER COMO SE APLICA, É SÓ PEDIREM NOS COMENTÁRIOS). =)

4° Dica: Temas e Propostas de Intervenção
     Na correção do ENEM, um diferencial nas provas é a exigência das propostas de solução para a questão. Dessa maneira, o perfil dos temas das redações permite, buscar as causas do problema e, a partir disso, sugerir caminhos para melhoria. Para conquistar os 200 pontos dessa competência, a proposta deve ser apresentada na sua conclusão. OBS: NÃO USE GOVERNO! TODO MUNDO SABE O QUE O GOVERNO TEM QUE FAZER E NÃO FAZ, PRINCIPALMENTE A BANCA. USE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PELA SOCIEDADE E PARA A SOCIEDADE (DICAS DE PROPOSTAS NA DICA 5).

5° Dica: Agentes transformadores (IMPORTANTE)
     Dois cuidados precisam ser considerados no cumprimentos dessa exigência. Em primeiro lugar, o ENEM exige uma postura de respeito aos valores humanos. Em segundo lugar, o aluno nunca deve esquecer do óbvio: o bom senso, ou seja, intervenções absurdas não serão aceitas. 
     Nesse sentido, uma boa maneira de imaginar soluções é tentar enfocar cada um dos agentes sociais para uma melhoria. Assim, procure refletir sobreno papel que os seguintes agentes podem desempenhar.

EXEMPLO 1: MÍDIA (Rede de Tv`s, jornais, revistas, sites): Campanhas de esclarecimento; informação; parcerias comno Poder Público e com o setor Privado;
EXEMPLO 2: PODER EXECUTIVO (Presidente da República; Governadores; Prefeitos; etc): Propor novas leis ou regulamentaçoes; investir em insfraestutura; incentivar investimentos de empresas por renúncia fiscal.
EXEMPLO 3: PODER LEGISLATIVO (Senadores; Vereadores; Deputados Federais e Estaduais): criar e aprovar leis; fiscalizar o poder executivo; promover debates públicos.
EXEMPLO 4: JUSTIÇA (Juízes; Promotores; Defensores Públicos): aplicar lei com rapidez; investigar mais a fundo suspeitos de crimes; imvestigar irregularidades.
EXEMPLO 5: SETOR PRIVADO: gerar empregos; pagar impostos; investir em cultura, ecologia e bem-estar social; finaciar ONG`S e fundações.
EXEMPLO 6: SOCIEDADE CIVIL (Pessoas comuns, associações de bairros; Organizações não-governamentais): defender, causas ecológicas, sociais e políticas; sugerir formas de incluir grupos sociais marginalizados.
EXEMPLO 7: FAMÍLIA: participar de conselhos educativos; criar coesão social; dedicar-se à ético-moral dos filhos.
EXEMPLO 8: INSTITUIÇÃO DE ENSINO E PESQUISA (Escolas; Universidades; Fundações): Desenvolver soluções sustentáveis para ploblemas de saúde, de uso de espaço, de uso de recursos naturais, de gestão, entre outros; fomentar o pensamento crítico.

Na 2° parte da matéria de redação, irei dar 10 dicas pra você conseguir uma nota 1000 na sua Redação. Então fiquem ligadinhos aqui no blog e nas minhas redes sociais.
Então é isso meus amores, espero muito que vocês tenham gostado desse primeiro post da série #dicasdeestudo, que eu preparei com muito amor e dedicação pra vocês. Me contem nos comentários se vocês gostaram e se vocês querem mais e de outras matérias, ok? Qual a próxima matéria que vocês querem ver aqui? 
Um beeeijo e fiquem com Deus!!!
   

16 comentários:

  1. nossa muito legal gostei desse poster ... e logo eu que irei fazer enem tambem...

    www.primaverapintada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda *-*
      Fica ligadinha que vai ter muito mais rs. Beijos!

      Excluir
  2. Sou suspeita pq minha maior bota no enem foi de redação, e eu amo escrever! Estar atualizado no mundo também faz mt diferença na hora de se preparar pra escrever sobre o tema.

    www.tadescombinando.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom linda *-* Fico feliz que tenha gostado =]

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Super bacanas as dicas, uma boa redação ajuda e muito no Enem.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das suas dicas de redação :D Me segue de volta :http://ameninadoglossrosachiclete.blogspot.com.br/2015/08/nocoes-de-sustentabilidade.html#comment-form beijus :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda. Fico super feliz que tenha gostado *-*
      Já estou seguindo haha'

      Excluir
  7. Adorei as dicas. Tenho certeza que vai ajudar muita gente, principalmente na fase de vestibular.
    beijo <3

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lindo isso de fazer posts pra ajudar o pessoal que vai prestar vestibular <3 Já tô no segundo ano da facul, mas adorei o post e sua iniciativa!
    Beijos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou minha linda, obrigada!
      Estou muito empolgada fazendo os posts rs
      Seja muito bem-vinda!

      Excluir