sábado, 14 de janeiro de 2017

9 FILMES PARA ABORDAR A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!


Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje, o post vai falar de um assunto muito importante, um assunto que muita gente ainda não sabe muito a respeito e que também quase não se dá conta de que, certo momento da nossa vida, a gente tem que aprender a lidar com certas situações desagradáveis e até mesmo, estranhas. O assunto de hoje é sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência na Sociedade, é interessante sabermos sobre o tema pois, como eu já disse, em algum momento de nossa vida iremos esbarrar com pessoas deficientes e assim, devemos saber ajudar o próximo, a quem precisa.

Trouxe pra vocês hoje 9 filmes que vão te mostrar como é a vida de um determinado deficiente (seja qual for sua deficiência, seja ela mental, física, intelectual) e como a vida de cada um é diante seus problemas e como a gente pode ajudar, pois temos também um papel importante na vida deles.

É necessário que as deficiências sejam lidas em um contexto de diversidade. Dá uma olhada nas opções:



1. Intocáveis (2012)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: O filme conta a história de Philippe, um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando contratar um assistente, sua história cruza com a de Driss, jovem de baixa renda e sem nenhuma experiência na função de cuidador. O percurso trilhado pelos dois é de aprendizagem mútua. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidade envolvidas.









2. Meu nome é Radio (2003)
Classificação indicativa: inadequado para menores de 12 anos
Baseado numa história real

Sinopse: Todos os dias, ao redor da quadra de uma escola secundária na Carolina do Sul circula James Robert Kennedy. Acompanhado de um carrinho de supermercado e um rádio, o jovem tinha por prática observar os intensos treinos de futebol americano liderados por Harold Jones, um treinador competitivo, que não tinha olhos para nada além do trabalho, tampouco para sua mulher e filha.

Um dia, uma brincadeira de mal gosto do time com James o deixa ainda mais assustado e o fecha ainda mais em seu silêncio – o jovem não fala. Até que um dia, o treinador resolve convidá-lo para assistir a um treino e pouco a pouco o insere na equipe como um assistente. O filme mostra a inclusão de “Rádio” – nome pelo qual James passa atender – numa dinâmica antes marcada pela competição e altas habilidades, trazendo sensivelmente a possibilidade de aprendizagem em outros tempos e maneiras.




3. Colegas (2012)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Brasileiro

Sinopse: Aninha, Stalone e Márcio protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Ao longo da trama, os três trilham um percurso de aventura, contribuindo para que a Síndrome de Down seja retratada dentro de um contexto de autonomia, superação e aprendizagem.




5. Cordas (2014)
Classificação indicativa: livre

Sinopse: O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolas, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar. Reconfigurando e recriando jogos e atividades, Maria celebra a vida do colega, aprende ao passo que ensina e emociona a todos – inclusive os espectadores -, com as possibilidades do sonho e de uma amizade verdadeira. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos da importância do educar e da relação que se estabelece no ensino e aprendizagem.





6. Sempre amigos (1998)
Classificação indicativa: livre 

Sinopse: O filme relata a parceria, a amizade e as dificuldades enfrentadas por dois garotos: Kevin, extremamente inteligente, sofre de uma doença degenerativa e, por conta disso, acaba ficando isolado do convívio social, e vivendo mais no mundo da imaginação; e Max, um gigante de 13 anos, que não tem o desenvolvimento esperado na escola e por conta disso é discriminado no ambiente pelos colegas. Quando os dois se encontram, uma bela amizade nasce e com ela uma relação de inteligência e força, como um contraponto às injustiças cometidas nas demais relações de convivência.




7. Uma lição de amor (2001)
Classificação indicativa: livre

Sinopse: O filme conta a história de Sam Dawson, um homem com deficiência mental que tem uma filha Lucy que, quando completa 7 anos, começa a ultrapassar intelectualmente seu pai. Uma assistente social ao ver a situação quer tirar a guarda internando Lucy em um orfanato. A situação se transforma em um briga jurídica em que se discute o papel do pai e se pessoas com limitações intelectuais como Sam podem ser responsáveis por crianças.




8. A pessoa é para o que nasce (2002) 
Classificação indicativa: livre 

Sinopse: Documentário relata a história de três irmãs cegas de Campina Grande, Maria das Neves, Regina Barbosa e Francisca da Conceição. A narrativa mostra a leitura de mundo das mulheres e a dedicação do trio à música.





9. Janela da Alma (2001) 
Classificação indicativa: livre 

Sinopse: No documentário, 19 pessoas dão seus relatos de como lidam com a deficiência visual. As histórias acabam abordando o olhar de uma forma mais sensível e menos ligada diretamente com o espectro exterior, sugerindo que a sociedade em geral, mesmo com a possibilidade de ver, deixou de enxergar o que é visível aos olhos.

Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/



E aí pessoal, gostaram? Eu aposto que sim!!! Eu garanto pra vocês que são histórias muito emocionantes e pra quem tem coração mole, vai chorar do início ao fim (não que seja uma coisa ruim, mas vale muito a pena). Com essas histórias, você acaba aprendendo muito mais sobre como agir e como "ajudar" o próximo, o primeiro passo é amá-lo e perceber que eles são seres humanos como nós, apenas precisam de pessoas boas e que tenham um coração enorme como eu tenho certeza que vocês tem <3

Minhas redes sociais:
Facebook: facebook.com/mentedistantee
Instagram: @mentedistantee
Twitter: @mentedistantee
Tumblr: minddistant.tumblr.com
Snapchat: tatah_little
Email: mentedistantee@gmail.com


Um beeeijo e fiquem com Deus!


12 comentários:

  1. Desses filmes só assisti Os intocáveis, mas tenho muita vontade de assistir Uma lição de amor.
    Ótimo post <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua lista, mas só assisti (e amei) Intocáveis!
    Mas vou colocar na minha lista os outros livros, porque acho o assunto mega importante.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, tenho certeza de que você não vai se arrepender <3
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Dos filmes listados, o único que assisti foi ''Intocáveis''. É uma produção maravilhosa, vale muito a pena assistir. Há um tempo eu assisti no Youtube um documentário sobre Jonathan Pitre, um menino com uma rara doença de pele (Epidermólise Bolhosa). Achei muito triste, mas sem dúvidas ele nos dá uma grande lição de vida.
    Parabéns pelo ótimo post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quero ver esse documentário, que interessante!
      Obrigada por visitar o blog, seja sempre bem-vindo <3
      Beijos!

      Excluir
  4. A proposta da postagem é bem interessante, pois muitas vezes as pessoas não lembram da importância da inclusão das pessoas com deficiências na sociedade. Eu não acredito que conheço nenhum dos filmes, sendo o único que já ouvi falar é Intocáveis. Achei bem interessante o filme Colegas, fico feliz em saber que o tema está sendo debatido também no nosso país. Todos os outros filmes parecem ser interessantes e já me conquistaram pelos temas, mas fiquei curioso para ver Sempre Amigos, Uma lição de amor e Cordas.

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, acho muito válido a gente divulgar e debater temas como esses pois é muito importante para a sociedade conviver melhor. Faço parte de um projeto na minha faculdade sobre Hospitalidade Inclusiva que vamos debater e divulgar o filme brasileiro "Colegas" para as pessoas da faculdade e para o público deficiente, super interessante e que eu amooo <3
      Beijos

      Excluir
  5. Desses só não assisti "a pessoa é para o que nasce"
    Todos eles são lindos e nos ensinam muito mesmo
    Amei seu blog guria

    ResponderExcluir